CAPITAL DE GIRO: SE VOCÊ NÃO TEM, APRENDA A FABRICÁ-LO

Um dos principais responsáveis pelo fim precoce das empresas é a falta de dinheiro. Saber o que é capital de giro e como formá-lo, pode ser um grande diferencial. Ele afeta muitos aspectos do seu negócio, desde pagar seus funcionários e fornecedores até manter as luzes acesas e planejar um crescimento sustentável a longo prazo. Resumindo, capital de giro é o dinheiro disponível para atender às suas obrigações atuais de curto prazo. Para garantir que seu capital de giro funcione para você, precisará calcular seus níveis atuais, projetar suas necessidades futuras e considerar maneiras de se certificar de que sempre terá dinheiro suficiente.

O QUE É CAPITAL DE GIRO?

É a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante de uma empresa. É uma medida financeira, que calcula se uma empresa tem ativos líquidos suficientes para pagar suas contas próximas.
Quando uma empresa possui ativos circulantes excedentes, esse valor pode ser usado para gastar nas operações do dia-a-dia. Ativos circulantes, como caixa e equivalentes, estoque, contas a receber e títulos, são recursos que uma empresa possui que podem ser usados o u convertidos em caixa dentro de um ano. O passivo circulante é a quantia de dinheiro que uma empresa deve, como contas a pagar, empréstimos de curto prazo e despesas acumuladas, que vencem dentro de um ano.
Ter capital de giro positivo pode ser um bom sinal da saúde financeira de curto prazo de uma empresa, porque ela tem ativos líquidos suficientes para pagar contas de curto prazo e financiar internamente o crescimento de seus negócios.

COMO MELHORAR O CAPITAL DE GIRO?

Capital de giro é a quantidade de dinheiro no bolso de sua empresa e é uma medida da capacidade do seu negócio de cumprir suas obrigações financeiras. Os salários, contas a pagar, despesas e pagamentos a fornecedores de sua empresa podem ser atendidos de forma mais eficiente quando o capital de giro é monitorado e administrado de maneira adequada.
Esta é a razão pela qual as empresas que se destacam em seus setores de atuação sempre procuram maneiras de administrar e melhorar sua posição de capital de giro, pois transmite a mensagem de que o negócio conta com uma gestão sólida, que, por sua vez, pode conquistar a confiança do mercado.

MELHORE A GESTÃO DO SEU ESTOQUE

A maneira como você gerencia seu estoque também pode impactar seu capital de giro. Seu estoque consiste em itens mantidos para venda, itens que estão sendo preparados para venda e itens usados n o processo de produção.
É aconselhável investir na digitalização do gerenciamento de estoque para ajudá-lo a otimizar seu estoque, rastreando pedidos, entregas e vendas. Isso evita o excesso de estoque ou a sua escassez. Pode ser caro, mas pode aumentar a eficiência dos negócios no longo prazo. O gerenciamento de estoque digitalizado pode minimizar perdas e interrupções de negócios por meio de uma organização de depósito eficaz.

MELHORE SEU FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é o maior gerador de valor em qualquer negócio. Com isso, seu capital de giro é altamente afetado quando os ativos estão amarrados em coisas como estoque ou faturas não pagas.
No financiamento de negócios, ter caixa negativo muitas vezes pode resultar na desvalorização de um negócio se não for remediado. No pior dos casos, as empresas ficam impossibilitadas de pagar suas contas e podem ser forçadas a fechar. Preste atenção ao seu fluxo de caixa e compare-o com suas despesas, como contas e compra de equipamentos. Descubra se há áreas onde os custos podem ser reduzidos ainda mais. Comece analisando todas as suas contas mensais. Dessa forma, você pode identificar quais despesas são um desperdício e quais despesas você tem que eliminar para aumentar a liquidez do seu capital de giro.

TENHA UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA

Esse tipo de trabalho analisará todas as suas entradas e saídas de dinheiro, em todos os segmentos. Isso inclui os pagamentos mais diversos, de funcionários, fornecedores e tributos. Aliás, este último aspecto deve ter uma atenção especial para evitar pagar impostos além da conta.
Com a adequação do seu regime tributário à sua realidade, pode sobrar mais dinheiro no seu caixa, permitindo que você tenha maior capital de giro para as suas operações.

Se gostou do conteúdo, compartilhe!

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram